A Câmara lançou ontem a 281ª Frente Parlamentar só nesta legislatura — que nada mais é que um grupo de deputados que se junta para defender a mesma pauta.
E essa frente, de autoria da deputada bolsonarista Julia Zanatta, pretende defender a liberdade de expressão dos deputados. Para isso, ela vai a Arthur Lira pedir por medidas que garantam a tal liberdade bolsonarista. Dos 192 deputados que integram a frente, não consta nenhum do PT, PCdoB e do PSOL. É basicamente um grupo composto por parlamentares conservadores ou de extrema-direita.
Na semana passada, Lira defendeu enfaticamente a imunidade parlamentar durante um discurso no plenário. Ele expressou preocupação com as investigações da PF sobre discursos proferidos na tribuna, enfatizando que tais manifestações estão protegidas pela Constituição.
O presidente da Câmara também criticou o indiciamento dos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB) pela PF, após críticas feitas ao delegado Fábio Alvarez Shor durante discursos no plenário. Agora, Julia tentar costurar com Lira medidas para proteger os parlamentares de “violações”.
Reportagem de O Globo